Marinha Mercante Brasileira na II Guerra Mundial

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Você sabia que 51% dos brasileiros que morreram na II Guerra Mundial eram da Marinha Mercante?

Aqui vai um texto sobre o assunto, escrito pelo Coronel Claudio Moreira Bento, presidente da AHIMTB.

“Marinha Mercante Brasileira. Ela foi muito sacrificada. Pagou pesado tributo com expressivas perdas materiais e sobretudo em vidas de brasileiros imolados às centenas com torpedeamentos por submarinos.

Ela começou a ser atacada antes da entrada do Brasil na guerra, por submarinos nazistas e fascistas, depois dele haver rompido relações com o Eixo, em 28 de janeiro de 1942, junto com as demais nações americanas. Em conseqüência, Hitler destacou para o Atlântico Sul e inclusive para as costas brasileiras submarinos (U-Boats), para atacarem navios mercantes brasileiros e aliados.

Em dois dias, de 15-17 de agosto de 1942, eles afundaram cinco navios mercantes brasileiros. Estes fatos provocaram grande indignação e revolta nos brasileiros, de norte a sul, levando o governo do Brasil a reconhecer, em 22 de agosto de 1942, o estado de beligerância do Eixo contra ele.

A Marinha Mercante possuía antes da guerra cerca de 650 mil t. de arqueação, das quais 130 mil adquiridas antes da guerra nos EUA, num total de 20 navios. Antes de sua entrada na guerra, o Brasil teve torpedeados 22 navios. Estes, somados aos 10 torpedeamentos durante a guerra, somaram 32 perdas, ou cerca de 137 mil t. de arqueação, o equivalente ao que adquirira antes da guerra. Isto foi compensado, em parte, com a incorporação à frota mercante brasileira de 20 navios do Eixo (três alemães, onze italianos, cinco dinamarqueses e um finlandês) apreendidos em portos brasileiros, num total de cerca de 120 mil t. de arqueação, afora o transatlântico italiano Conte Grande e o cargueiro alemão Windhuk, somando ambos 45 mil t. de arqueação, que foram cedidos aos EUA por indispensáveis ao esforço de guerra aliado.

Dos 20 navios apreendidos do Eixo, o Brasil afretou 12 aos EUA com respectivas tripulações brasileiras. Foram eles o Nortelóide, Cearalóide, Recifelóide, Bahialóide, Pirailóide, Minaslóide, Vitorialóide, Apalóide, Goiazlóide, Pelotaslóide, Riolóide, Gaveolóide e Sulóide. A esmagadora maioria dos mercantes brasileiros pertencia à empresa Lóide Brasileiro.

Em 31 de dezembro de 1941 sua frota era de 88 navios num total de 553 mil t. de arqueação. Em 1942, e particularmente no segundo semestre, ela perdeu 15 navios dos quais 13 torpeados, um desaparecido no Triângulo das Bermudas e um perdido, por fortuna no mar – o Mantiqueira – num total de 74 mil t. de arqueação.

Até a entrada do Brasil na guerra o Lóide Brasileiro mantinha 19 linhas com a Europa, EUA e América do Sul. As do EUA eram as de maior expressão. Com a guerra ele direcionou o seu esforço para as linhas com os EUA, as linhas de abastecimento de petróleo e carvão e mais as linhas costeiras brasileiras, visando apoiar, inclusive, as Forças Armadas do Brasil, no esforço de defesa do Saliente Nordestino.

A linha de abastecimento de petróleo foi feita pelos petroleiros Recôncavo, Ponta Verde e Itamaracá pela rota do Pacífico, via canal de Panamá, até Curaçao e Aruba nas Antilhas. O Ponta Verde encalhou no Estreito de Magalhães, sendo abandonado após partir-se ao meio.

Além desse perderam-se sem interferência inimiga: o Atalaia, colhido em mar alto por um ciclone e enviando como última mensagem: Não há esperanças – tudo perdido – adeus”; o Mantiqueira, após em meio a uma tempestade bater em pedra submersa, foi abandonado; o Butiá foi abandonado após encalhar por um erro de navegação; e o Miranda por naufrágio. Com a entrada do Brasil na guerra ele armou com um canhão e duas metralhadoras, no máximo, 38 navios mercantes, armas guarnecidas por homens da Marinha de Guerra. Deles 34 eram do Lóide Brasileiro.

Combateram com submarinos os Rio Branco, Tamandaré, Buri e o Goiazlóide. Perceberam a presença próxima de submarinos e conseguiram escapar de torpedeamentos os Itaberá, Nortelóide e Recifelóide. O Araranguá, fundeado para o conserto de suas máquinas, viu desfilar em sua frente um submarino inimigo que não percebeu sua presença. Apesar dos sacrifícios humanos e dificuldades incontáveis, a guerra proporcionou grandes lucros ao Lóide Brasileiro. Foram expressivas as perdas humanas em nossa Marinha Mercante em função dos torpedeamentos.

Elas atingiram a impressionante cifra de 972 mortos (dos quais 470 tripulantes e 502 passageiros) no total de 1.889 brasileiros mortos em função da guerra ou mais de 51% deles. 51%!!! Tristíssima estatística que enlutou tantos lares no Brasil.

A Marinha Mercante Brasileira, entidade civil, pagou, pois, lado a lado com militares brasileiros das três forças, pesadíssimo tributo em sangue e vidas, no esforço de guerra brasileiro. Por esta razão suas heróicas vítimas, mártires da democracia e da liberdade mundial, repousam no Monumento aos Mortos do Brasil da Segunda Guerra Mundial, ao lado de heróis mortos da Marinha de Guerra, Exército e Aeronáutica, no aterro do Flamengo.

Os marinheiros mercantes do Brasil têm desenvolvido heróico e relevante esforço, na paz e na guerra, para a construção do Brasil, em função do papel econômico vital para a vida da Nação, pois por suas mãos passam a massa das riquezas que o Brasil importa ou exporta e que caracterizam a sua balança comercial. O pouco reconhecimento social a sua importante contribuição de parte do governo e da sociedade brasileira é caracterizado por ausência de estímulos justos de maior convivência familiar em sociedade, em terra, além de financeiros e de aposentadoria justa que compensem em parte suas solidões, saudades da família, dos amigos e da Pátria e renúncias.

Estes óbices de natureza psicossocial têm sido apontados por estudiosos do assunto como o mais sério obstáculo a que o Brasil realize sua vocação marítima sobre os seus mais de 8.000 km de litoral debruçados sobre o Atlântico e não recorra, maciçamente, ao afretamento de outras bandeiras que, em grande parte, concedem aos seus marítimos, sentimental e financeiramente, aquilo que é negado aos marinheiros mercantes brasileiros.

A contribuição em vida e sangues que deram ao esforço de guerra aliado é eloqüente e fala da importância de seu papel social ainda não reconhecido e premiado à altura pela sociedade brasileira.

Já na Primeira Guerra a maior atingida foi a Marinha Mercante Brasileira com o torpedeamento, pela Alemanha, dos navios mercantes Paraná, em 3 de abril de 1917, o que obrigou o Brasil a romper relações com o Império Alemão, e mais os mercantes Tijucas, Lapa, Macau, Tupi e Acari, o que levou o Brasil a reconhecer por Dec. de 26 de outubro de 1917 o estado de guerra da Alemanha contra o Brasil.

Foram torpedeados de 22 de março de 1941 a 23 de outubro de 1943, 32 navios mercantes do Brasil por submarinos do Eixo. Eles transportavam 1.734 pessoas entre passageiros e tripulantes que eram, respectivamente, em número de 502 passageiros e 470 tripulantes. Foram eles os: Taubaté, em 22 de março de 1941; o Cabedelo, desaparecido no Triângulo das Bermudas com 54 homens com presunção de torpedeamento, mistério que até hoje permanece.

O Buarque foi torpedeado em 16 fevereiro de 1942, próximo ao Cabo Hateras, salvando-se toda a tripulação e morrendo um passageiro do coração; Olinda, torpedeado ao largo da Virgínia-EUA, em 18 de fevereiro de 1942, salvando-se toda a tripulação de 46 homens; Arabutã, torpedeado em 7 de março de 1942, próximo ao Cabo Hateras, salvando-se a tripulação de 47 homens e os passageiros em número de quatro, sendo um deles náufrago do Buarque, morrendo com a explosão o enfermeiro do navio; Cairu, torpedeado em 8 de março de 1942, com dois torpedos que o partiram ao meio e próximo a Nova York, tendo morrido 47 tripulantes e seis passageiros, além de perdida a estratégica carga de cristal de rocha, essencial às comunicações de rádio aliadas; Parnaíba, torpedeado em 1º de março de 1942, próximo a Trinidad, morrendo sete dos 72 tripulantes, incluindo quatro marinheiros de guerra que guarneciam seu canhão; Comandante Lyra, torpedeado em 18 de março, ao largo do Ceará, por um submarino italiano que inaugurou os torpedeamentos no litoral do Brasil, matando dois de seus 52 tripulantes, dos quais quatro marinheiros de guerra que guarneciam seu canhão; Gonçalves Dias, torpedeado em 24 de março de 1942, ao sul do Haiti, morrendo seis tripulantes dos 52, dos quais quatro marinheiros de guerra que guarneciam seu canhão; Alegrete, torpedeado desarmado em 1º de junho de 1942, próximo à Ilha Santa Lúcia, salvando-se toda a tripulação de 64 homens; Pedrinhas, torpedeado em 26 de junho de 1942, próximo da Lat. 23N – Long. 62W, salvando-se seus 48 tripulantes; Tamandaré, torpedeado em 26 de julho de 1942, a caminho de Trinidad, próximo a Tobago, tendo morrido quatro de seus 100 tripulantes; Barbacena, torpedeado em 28 de julho de 1942, nas Antilhas, com dois torpedos, tendo morrido os três marinheiros de guerra que guarneciam o canhão e mais três de uma guarnição de 61 homens; Piave, torpedeado desarmado em 28 de julho de 1942, nas Antilhas, morrendo só o comandante dos 35 tripulantes e foi o último a sê-lo com o Brasil formalmente neutro.

Com a atitude do Brasil francamente favorável à causa aliada, Hitler determinou que o submarino U-507 atacasse a cabotagem do Brasil. Deste modo ele afundou os: Baependi, torpedeado em 15 de agosto de 1942, no litoral baiano, que transportava 306 pessoas, das quais 233 passageiros, morrendo ou desaparecendo 270 pessoas, entre elas integrantes do 7º Grupo de Artilharia de Dorso; Araranguá, torpedeado na mesma data e rota com dois torpedos, morrendo ou desaparecendo 131 dos 142 tripulantes e passageiros, incluindo o comandante e imediato; Anibal Benévolo, torpedeado em 16 de agosto de 1942, no litoral baiano, morrendo 150 das 154 pessoas, salvando-se só quatro tripulantes e entre eles o comandante; Itagiba, torpedeado em 17 de agosto de 1942, ao sul de Salvador, morrendo 36 pessoas do total de 181, entre as quais integrantes do citado Grupo de Artilharia, que se dirigia para Olinda; Arará, torpedeado no mesmo dia, ao sul de Salvador, morrendo 20 de seus 35 tripulantes; e Jacira, torpedeado em 19 de agosto de 1942, ao sul de Salvador, salvando-se os seus seis tripulantes.

Estes afundamentos trágicos e quase concomitantes, levados a efeito pelo submarino U-507, provocaram grande revolta popular, levando o Brasil a reconhecer o estado de beligerância do Eixo contra ele, em 22 de agosto de 1942, data de sua entrada na guerra na causa aliada. Pois eles haviam de forma traiçoeira provocado 602 mortes de brasileiros, sem distinção de sexo e idade.

A partir deste momento o Eixo afundou por torpedeamento mais os seguintes mercantes: o Osório e o Lages, torpedeados em 27 de setembro de 1942, próximo da foz do Amazonas, quando comboiados por navios de guerra dos EUA, tendo morrido cinco homens dos 39 do Osório e três dos 49 do Lages; Antonico, torpedeado em 28 de setembro de 1942, na costa da Guiana Francesa, tendo sido metralhados os seus tripulantes nas baleeiras, quando inermes, ferindo muitos e matando 16 dos 40 tripulantes, comandando o massacre o comandante do submarino U-516, o cap. Gerard Wieb e executando a tarefa covarde o artilheiro ten. Markle; Porto Alegre, torpedeado em 3 de novembro de 1942, na região do Cabo da Boa Esperança, na África, morrendo um dos 47 tripulantes; Apalóide, torpedeado em 22 de novembro de 1942, as Antilhas, morrendo cinco de seus tripulantes, tendo sido antes apreendido na Dinamarca; Brasilóide, torpedeado em 18 de fevereiro de 1943, ao norte de Salvador, salvando-se seus 46 tripulantes; Afonso Pena, torpedeado em 2 de março de 1943, ao sul de Salvador, após abandonar indevidamente o comboio, morrendo 125 dos seus 242 ocupantes; Tutóia, torpedeado em 30 de junho de 1943, na altura de Santos, morrendo sete de seus 37 tripulantes; Pelotaslóide, torpedeado desarmado em 4 de julho de 1943, em missão para os EUA, que o afretara, e ao sul de Belém, tendo morrido cinco de seus 42 tripulantes; Bagé, torpedeado em 31 de julho de 1943, próximo de Aracajú, morrendo 28 dos seus 134 ocupantes; Itapagé, torpedeado em 26 de setembro de 1943, ao sul de Maceió, tendo morrido 26 dos seus 106 ocupantes; e Campos, torpedeado em 23 de outubro de 1943, entre Ubatuba e Santos, morrendo 14 de seus 106 ocupantes, sendo que alguns em acidentes com duas baleeiras atingidas pelas hélices do navio deixadas em funcionamento.

No litoral brasileiro foram afundados de 1942-1945 39 mercantes estrangeiros, além de três ao largo, num total de 42, dos quais 12 com escolta ou em comboio e 30 navegando isolados ou escoteiros. O afundamento do Birminghan/City trouxe expressiva perda para o Brasil, por trazer equipamentos para navios brasileiros de guerra em construção no Arsenal de Marinha e para equipar nossas bases navais. O Eagle, o Thompson, o Lykes e o S. B. Hunt conseguiram permanecer navegando.

Assim, em 1943, foram torpedeado os City of Cairo, Teesbank, Empire Hank, Ripley, Omblitins, Alcoa Rambler, Star of Suez, East Wales, Observer, Oak-bank e Queen City que viajavam isolados. Em 1943 foram torpedeados os Baron Dechomont, Climassen, Bragaland, Yorkwood, Birminghan City, Broad Ayrow, Minotaur, Fitz John Porter, Stang, Hound, Mariso, Indentua, Adelfotis, Eagle, Venezia, Vernon City, Fort Chilcotin, Washburne, African Star, Harmonic, Richard Caswell, William Boyce, James Robertson, Thomas Simichson, Thompson Lykes, S. B. Hunt, Elihu B e o Fort Hallket. Em 1944-45 foram torpedeados o William Gaston, além de ao largo o Nebraska, Anadey, Janeta e Buron Jedbeugh.

O sistema de comboios estabelecido pela 4ª Esquadra Americana, a qual a Força Naval do Nordeste da Marinha do Brasil integrava, diminuiu expressivamente os torpedeamentos no litoral do Brasil, em que pese a ação intensa dos submarinos alemães. A maior intensidade dos torpedeamentos tiveram lugar no litoral do Nordeste, especialmente entre o Recife e Salvador e até dezembro de 1943.

A maioria dos comandantes de submarinos alemães não abandonaram os preceitos de dignidade humana. Combatiam com tenacidade e não ultrapassavam os limites com náufragos inermes, que em alguns casos socorreram com víveres.

Mas existiu uma exceção, o submarino U-516 ao comando do capitão Gerard Wiebe que ordenou o massacre ao artilheiro ten. Markle que metralhou os náufragos do mercante brasileiro Antonico. O Brasil tentou processá-los como criminosos de guerra, sem êxito.

Por longos anos existiu versão que o torpedeamento de mercantes brasileiros, que determinou a entrada do Brasil na guerra, foi feito por submarinos americanos. Diversos historiadores têm encontrado a resposta negativa na Alemanha, onde consta o registro dos afundamentos por seus submarinos, de mercantes brasileiros, com respectivos nomes, posição e circunstâncias, no Diário do Comando Alemão dos Submarinos (Kriegsstagebah – B. d. u) consultado pelo alte. Arthur Oscar Saldanha da Gama, ex-combatente da FNN e historiador naval do Brasil.

Acidentaram-se durante a guerra os mercantes: Atlântico (abalroado); Mantiqueira (perdido por precipitação da tripulação); Butiá (bateu na ilha das Canárias); Comandante Capela (escapou de encalhe em Aracaju); Comandante Alcídio (que perdeu-se por encalhe em Aracajú); Sulóide (desgovernado afundou, após bater em casco sossobrado em Baía Oslow-Carolina do Norte); Goiazlóide (abalroado num comboio); Piratini (foi ao encontro de escolhos para escapar de um submarino); Bahialóide (encalhou ao sul de Tobago mas escapou); Aiuroca (foi abalroado na entrada de Nova York); Tiradentes (afundou após colidir com outro quando ambos viajavam no escuro); Cisne Branco (afundou após bater em outro); Araponga (no litoral de São Paulo foi afundado pelo Vênus); Guaibá (se perdeu após encalhar por ter sido abalroado); Araribá e Piratininga (abalroaram); Chuilóide e Tietê (afundaram depois de colidirem na ilha do Coral-SC); Aratimbó (foi de encontro, em 1º de fevereiro de 1944, à rede anti-submarina de proteção do Rio de Janeiro); o Duque de Caxias (foi colhido em comboio pelo cruzador Rio Grande do Sul); França M (levou uma proada da corveta Felipe Camarão que o confundiu com um submarino); barcaça Areia Branca (posta a pique pelo Transporte de Guerra Monterrey-EUA, em Natal, após colisão); e o rebocador Veloz (abalroado no Rio pelo USSYMS-45). Naufragou em condições envoltas em mistério e na região das Bermudas o Santa Clara, em 15 de março de 1941.

Todos estes torpedeamentos e acidentes envolvendo navios mercantes do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial expressam a grande tragédia vivida então pela Marinha Mercante do Brasil, onde avultam as tragédias particulares dos afundamentos dos Baependi (270 mortos), do Aníbal Benévolo (150), do Araranguá (131), Itagiba (56) e de outros.

Foi grande o sacrifício da Marinha Mercante!”

 

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